GVBus

Operadoras do Transcol unidas em campanhas que fazem a diferença

As empresas do Sistema Transcol realizam, ao longo do ano, diversas campanhas educativas que abordam temas como saúde mental, inclusão, diversidade, segurança e combate à violência. As ações, direcionadas aos colaboradores, reforçam o compromisso das operadoras com o cuidado e a valorização da vida.

Ir além de garantir um transporte público de qualidade é um compromisso das empresas operadoras do Sistema Transcol. Por isso, todos os anos, diversas campanhas educativas são realizadas dentro das garagens com foco na valorização da vida, no respeito às leis de trânsito, na conscientização sobre saúde e na importância de construir uma sociedade mais justa e inclusiva.

Essas ações são direcionadas, principalmente, aos colaboradores, mas não se limitam às garagens. Elas também ganham espaço nos terminais, dentro dos ônibus e nas redes sociais, ampliando o alcance das mensagens.

Um bom exemplo é o Outubro Rosa, quando as empresas promovem rodas de conversa e palestras para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Mas os detalhes dessa campanha vamos trazer em um próximo texto!

Enquanto isso, confira algumas das ações que movimentaram nossas empresas em 2025:

Setembro Amarelo: cuidado com a vida e a saúde mental

As empresas do Sistema Transcol realizam, ao longo do ano, diversas campanhas educativas que abordam temas como saúde mental, inclusão, diversidade, segurança e combate à violência. As ações, direcionadas aos colaboradores, reforçam o compromisso das operadoras com o cuidado e a valorização da vida.

No mês dedicado aos debates sobre saúde mental e prevenção ao suicídio, as empresas operadoras do Sistema Transcol prepararam uma programação especial voltada para o tema.

Na Serramar Transporte Coletivo, por exemplo, o Setembro Amarelo trouxe um olhar especial para os riscos dos jogos de azar e sua relação direta com a saúde mental. Além de uma palestra de conscientização sobre o assunto, a empresa promoveu uma ação de educação financeira para ajudar os colaboradores a organizarem o orçamento e tomarem decisões mais seguras no dia a dia.

A ação foi motivada por pesquisas que mostram que pessoas com vício em jogos apresentam índices alarmantes de depressão e até tentativas de suicídio.

Toda a programação aconteceu na garagem da empresa, com participação do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt), da psicóloga da Serramar e especialistas convidados. Panfletos educativos e até bombons foram distribuídos para aproximar a mensagem e reforçar o cuidado com todos.

A Viação Praia Sol também realizou uma palestra no auditório da empresa, em referência ao Setembro Amarelo. Este ano, o tema foi “Se precisar, peça ajuda!”. A ação foi ministrada pela psicóloga da empresa, Sandra Ferreira Dutra.

E não para por aí...

A Unimar Transportes, a Viação Serrana, o Grupo Santa Zita (formado pelas empresas Nova Transportes e Santa Zita Transportes Coletivos) e a Viação Grande Vitória também incluíram a campanha Setembro Amarelo em suas ações.

O Grupo Santa Zita convidou os colaboradores a refletirem sobre bem-estar, ambiente de trabalho e a importância das práticas que ajudam a preservar a saúde mental e física no dia a dia, em uma palestra ministrada pela assistente social Karina Borges, no auditório da empresa. O tema foi “Como vai sua saúde mental?”.

Já a Viação Grande Vitória realizou uma dinâmica super criativa com o setor de Administração. A atividade teve como foco promover o trabalho em equipe, a comunicação e a conscientização sobre a importância do apoio mútuo.

Para isso, a equipe foi dividida em dois grupos, sendo que cada grupo recebeu a tarefa de procurar trechos de palestras aleatórias com temas ligados à saúde mental, empatia ou superação. A missão era montar, com base nesses trechos, uma frase completa e coerente que transmitisse uma mensagem positiva. Caso os grupos encontrassem dificuldades na formação da frase, podiam pedir ajuda.

A nutricionista do SEST SENAT Iezide Klein ainda ministrou uma palestra para os colaboradores da Viação Grande Vitória, com o tema “Alimentação x Saúde Mental”. A ideia foi mostrar como os hábitos alimentares influenciam diretamente o nosso bem-estar emocional, destacando a importância de uma alimentação equilibrada para manter a saúde mental em dia.

A equipe do Administrativo da Grande Vitória também participou de um momento de descompressão, junto com a turma de jovens aprendizes.

E na Unimar, um Diálogo Diário de Segurança (DDS) foi escolhido para abordar o tema do Setembro Amarelo com os colaboradores. A ação aconteceu na garagem da empresa, em José de Anchieta III, na Serra.

Dia Nacional do Surdo

O Dia Nacional do Surdo, comemorado em 26 de setembro, também teve destaque especial na Unimar Transportes, dentro do Setembro Azul.

Com 28 surdos e mudos no seu quadro de colaboradores, a empresa preparou uma palestra especial para essa turma, como forma de celebrar as lutas por inclusão social, dignidade e cidadania da comunidade surda brasileira. A ação ainda reforçou a importância deles para o sistema de videomonitoramento, que é o setor em que atuam todos estes profissionais na Unimar.

A palestra foi ministrada pela Analista de RH e Psicóloga da empresa, Tatiana Soares.

Setembro Azul, também conhecido como Setembro Surdo, é um período dedicado à visibilidade, valorização e conscientização sobre a comunidade surda, a cultura e a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Combate à violência contra a mulher

O Agosto Lilás foi o mês de conscientização e combate à violência contra a mulher no Brasil. Buscando ampliar o debate sobre o tema no ambiente de trabalho, a Serramar promoveu, em 18 de agosto, uma palestra, na garagem da empresa, voltada às equipes dos setores administrativo e de manutenção.

A ação foi organizada pela equipe do Sesmt da empresa. 

Pluralidade e diversidade

Em julho, o tema inclusão tomou conta das garagens das empresas operadoras do Sistema Transcol.

A fim de transmitir a mensagem que “respeitar as diferenças e aprender a conviver com elas deixa qualquer ambiente melhor, mais leve, justo e acolhedor”, a Serramar, por exemplo, colocou em prática a campanha Pluralidade na Garagem.

A iniciativa teve como foco o diálogo, com mensagens diretas e cheias de significado para lembrar que, por trás de cada uniforme, existe uma história única, e todas merecem ser respeitadas.

Voltada para todos os colaboradores da empresa, motoristas, pessoal da manutenção, equipe administrativa e trabalhadores dos terminais, a campanha foi organizada pelo Sesmt, com apoio da direção da Serramar.

Clique aqui e veja mais sobre a campanha.

Compromisso que vai além do transporte

Com essas e outras campanhas – como Abril Verde (importância da segurança e saúde no ambiente de trabalho) e Maio Amarelo (segurança no trânsito), por exemplo, que acontecem todos os anos -, as empresas operadoras do Sistema Transcol mostram que o compromisso vai muito além de levar os passageiros de um ponto a outro. É sobre conscientizar, acolher, respeitar e valorizar a vida em todas as suas formas.

Porque transporte de qualidade também se faz com diversidade, responsabilidade social e cuidado com as pessoas.

Sair da versão mobile