Mais inclusão, mais conforto e mais praticidade. Essas são as palavras que resumem o Sistema Transcol em 2025. Foi um ano de importantes avanços, que fizeram a diferença no dia a dia de quem depende do transporte coletivo na Grande Vitória.
O ano de 2025 foi um marco para o transporte coletivo metropolitano: as vans do Transcol + Acessível chegaram para ampliar a inclusão; a frota ganhou ônibus mais modernos e confortáveis; recarregar o CartãGV ficou mais fácil com o lançamento do GVBus Pay, o aplicativo de recargas sem intermediários, desenvolvido pelo GVBus, e o pagamento via Pix nas máquinas de autoatendimento (ATMs); no Aquaviário, ficou ainda mais prático pagar a tarifa com cartões de crédito e débito por aproximação.
Uma trajetória de evolução que vale a pena ser relembrada nesta retrospectiva do que foi destaque no ano do GVBus e o Sistema Transcol. Confira!
Transcol + Acessível
Uma das maiores conquistas deste ano foi a chegada das 30 vans adaptadas do Transcol + Acessível, que já estão totalmente em operação. Essas vans, criadas para atender cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, substituíram os micro-ônibus sem climatização do antigo Serviço Mão na Roda, e são mais modernas, mais ágeis e confortáveis (com ar-condicionado e até wi-fi). As viagens com elas ficaram até 30 minutos mais rápidas.

Renovação da frota
O ano de 2025 também ficou marcado por um grande passo na modernização da frota do Transcol. Foram 206 coletivos entregues, incluindo modelos articulados e microônibus. Todos os novos ônibus são equipados com ar-condicionado, wi-fi, câmeras de segurança, acessibilidade para cadeirantes e motores mais sustentáveis, incluindo o Euro 6, que reduz em até 80% a emissão de poluentes, se comparado às demais tecnologias. As aquisições são uma parte essencial do compromisso com um transporte coletivo mais verde e eficiente. É mais conforto, segurança e sustentabilidade.
GVBus Pay
O novo aplicativo de recargas, desenvolvido 100% pelo GVBus, foi lançado no finalzinho do ano. Disponível gratuitamente para Android (Google Play) e, em breve, também para iOS (App Store), o app reúne, em um só lugar, os principais serviços utilizados pelos usuários do Sistema Transcol: recarga dos CartõesGV Cidadão e Escolar via Pix, consulta de saldo, solicitação de bloqueio em caso de perda ou roubo, mapa com os pontos físicos de recarga na Grande Vitória e contato direto com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do GVBus – tudo sem intermediários!
Pagamento via PIX nas ATMs e por aproximação no Aquaviário
Outra novidade foi a modernização do sistema de pagamentos. As máquinas de autoatendimento do GVBus passaram a aceitar PIX para compra e recarga do CartãoGV, deixando tudo mais rápido e prático para o usuário. E, desde abril, no Aquaviário, nas três estações (Prainha, Praça do Papa e Porto de Santana), já é possível pagar a passagem apenas aproximando o cartão de crédito ou débito, celular ou smartwatch na catraca, desde que o dispositivo tenha a função de pagamento por aproximação (NFC). Essa facilidade é especialmente útil para turistas ou para quem embarca esporadicamente e não tem o CartãoGV sempre à mão.
Mudanças no CartãoGV Cidadão pré-pago
Falando em CartãoGV, a partir de 1 de janeiro de 2026, a modalidade pré-paga do CartãoGV Cidadão – aquela vendida apenas nas roletas dos terminais e que não precisa de associação a um CPF – não será mais comercializada. Mas todas as demais modalidades do CartãoGV (Cidadão, Escolar, Idoso, Especial e Vale-transporte) não sofrerão qualquer mudança. Além disso, os cartões já comprados vão continuar valendo, inclusive para recargas. Até lá, ainda é possível adquirir o CartãoGV Cidadão pré-pago, por R$ 25, valor convertido integralmente em créditos.
O que esperamos de 2026
Para o próximo ano, a expectativa é de mais avanços que facilitem a vida de quem usa o Transcol. Incluem nesse pacote, a ampliação dos investimentos em mobilidade urbana, com a implantação de mais corredores e vias que priorizam o transporte público, a exemplo das obras já em andamento do ExpressoGV – corredor exclusivo de ônibus na Avenida Carlos Lindenberg, que irá conectar Cariacica a Vila Velha -, além da conclusão das obras do novo Terminal do Ibes, atualmente em reforma. As intervenções devem contribuir para mais fluidez e conforto nos deslocamentos diários, seguindo resultados positivos já observados em projetos como o Portal do Príncipe, no Centro de Vitória, a Linha Verde da Terceira Ponte e a Rotatória do Ó, na Serra.
“Quanto mais prioridade o ônibus recebe, mais eficiente fica a cidade e melhor é a experiência para o passageiro”, destaca o integrante do Comitê Executivo do GVBus, Anderson Lopes. Ele ainda acrescenta a forte expectativa do setor quanto à possibilidade da concretização dos subsídios federais. “Estamos confiantes nos avanços nos debates sobre o subsídio ao transporte coletivo, em estudo pelo Governo Federal, que pode fortalecer ainda mais o sistema e trazer benefícios diretos à população”, afirma.
O ano de 2026 promete ser de mais praticidade, modernização e melhorias para quem se desloca todos os dias com o Sistema Transcol.