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Transcol + Acessível: um novo conceito no Sistema Transcol

Elaborado para substituir o antigo Serviço Mão na Roda, o novo formato de atendimento será operado por 30 vans climatizadas e adaptadas para levar e buscar os beneficiados pelo projeto

Oferecer aos cadeirantes um atendimento mais moderno, garantindo eficiência, redução do tempo de viagem e veículos mais confortáveis. Essa é a ideia do Transcol + Acessível, o novo conceito de atendimento e agendamento de viagens para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida oferecido pelo Sistema Transcol.

Lançado nesta quarta-feira (30) pelas empresas operadoras em parceria com o governo do Estado, o novo serviço vai substituir o antigo Mão na Roda. No lugar dos atuais 25 micro-ônibus sem climatização, 30 vans adaptadas e climatizadas vão passar a realizar os atendimentos. A substituição vai acontecer de forma gradativa, até o final do segundo semestre de 2025.

Trata-se de um novo conceito dentro do Sistema Transcol, como explica o coordenador do serviço, Erick Costa de Azevedo.

“O Transcol + Acessível ajusta a oferta à real necessidade de mobilidade da população cadeirante na Grande Vitória, permitindo mais agilidade nos atendimentos, viagens mais curtas, melhor acesso a locais que o ônibus não consegue chegar, além de Wi-Fi a bordo. É um novo conceito de transporte público, mais moderno e inclusivo”, explica.

O governador Renato Casagrande explica a importância da iniciativa para promover a inclusão de pessoas com deficiência.

“É preciso reconhecer as dificuldades e o potencial de cada pessoa, por isso são necessárias políticas públicas que valorizem e incluam todos. Vamos continuar com os investimentos nesse novo sistema, que já nasce integrado com o Transcol e o Aquaviário”, disse o governador Renato Casagrande.

Diferente dos veículos atuais, as vans do Transcol + Acessível receberão uma nova pintura, conforme os novos veículos forem incorporados à frota.

Elaborado para substituir o antigo Serviço Mão na Roda, o novo formato de atendimento será operado por 30 vans climatizadas e adaptadas para levar e buscar os beneficiados pelo projeto
Vans serão climatizadas e terão wi-fi

Acesso será com o CartãoGV

Já a partir desta quinta-feira (31), o sistema passa a contar com a bilhetagem eletrônica obrigatória para os beneficiários, por meio do CartãoGV, que passa a ser exigido para o embarque nos veículos.

A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) irá distribuir cartões provisórios, com validade até 31/12/2024, para que os usuários que ainda não possuem cartões possam realizar as viagens nesse período. A partir do dia 01/01/2025, todos deverão ter um cartão válido para utilizar o serviço: cartão vale-transporte, cartão passe-escolar, cartão cidadão, cartão gratuidade (idoso, PCD), ou fazer o pagamento via QR-code.

Quem ainda não possui o Bilhete Único Metropolitano e tem renda individual ou familiar compatível com a exigida, poderá solicitar o cadastro apresentando a comprovação de renda ou a comprovação de que recebe o Bolsa Família ou BPC junto à Ceturb-ES.

O novo serviço também flexibiliza a escolha de acompanhante por viagem e ainda permite o transporte de dependentes, conforme critérios definidos pela Ceturb-ES, que está formalizando a criação de um CartãoGV para essa categoria, que também será exigido no embarque.

Atuais micro-ônibus serão substituídos de forma gradativa

Cadastro e marcação de viagens não sofrerão mudanças

Segundo o coordenador do Consórcio Cidadania, o cadastro para utilizar o serviço, assim como os agendamentos das viagens continuam da mesma forma.

“Não haverá mudanças para realizar o cadastramento e os agendamentos das viagens. Todo o cadastro, os agendamentos, confirmações e cancelamentos das viagens continuam sendo via aplicativo no celular ou por telefone”, explica o coordenador. Por telefone, o contato é por meio do número 0800 038 7077.

Para o cadastro de novos usuários, é necessário que o interessado seja cadeirante e resida nos municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória. Para utilizar o serviço, é necessário realizar o pré-cadastro para a habilitação.

A marcação dos horários das viagens é feita com até 48 horas de antecedência ao compromisso. Já os cancelamentos podem ser feitos a qualquer hora do dia, sendo necessário, no entanto, que seja feito até 6 horas antes do horário agendado.

Transcol + Acessível buscar promover maior inclusão de pessoas com deficiência

Melhoria do atendimento também nos ônibus de linha a partir de 2025

A melhoria na questão da acessibilidade se estende a todo o Sistema Transcol. As lanchas do sistema Aquaviário e os ônibus elétricos terão dois lugares destinados a cadeirantes. E a partir de 2025, todos os novos ônibus adquiridos pelo Transcol já vão chegar com, no mínimo, duas vagas para pessoas em cadeira de rodas.

Os critérios de renda foram revisados, permitindo que mais pessoas sejam beneficiadas em todo o Sistema Transcol. Agora, uma pessoa com deficiência com renda de até dois salários mínimos pode obter a gratuidade, enquanto famílias de até quatro membros podem acessar o benefício com renda de até quatro salários mínimos. Famílias com mais de quatro integrantes seguem com o critério de renda igual ou inferior a seis salários mínimos.

Regulamentação

Uma comissão será criada a fim de regulamentar o Serviço Transcol + Acessível, composta por representantes da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) e o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONDEF/ES).

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