Skip to main content

Uso de simuladores de direção para capacitar motoristas coloca as empresas operadoras do Sistema Transcol em evidência no cenário nacional quando o assunto é direção segura. A iniciativa tem apresentado resultados tão positivos que foi destaque na Revista NTUrbano, da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU).

As empresas operadoras do Sistema Transcol estão colhendo os frutos de um investimento importante: o uso de simuladores de direção para capacitar motoristas. A iniciativa foi destaque na última edição da Revista NTUrbano, da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), como exemplo a ser seguido por operadoras de transporte de todo o Brasil. A matéria é intitulada Como dirigir melhor sem risco – e sem sair do lugar.

O reconhecimento não é à toa. Das 10 empresas operadoras do sistema, seis utilizam simuladores para treinar seus motoristas. Cinco delas usam os equipamentos oferecidos pelo Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT) nas unidades da entidade na Grande Vitória. Já a Unimar Transportes, foi além! Instalou um simulador próprio dentro da garagem, com estrutura completa, com banco de motorista, cinto de segurança, tela de 70 polegadas, controles e instrumentos, tudo para garantir um treinamento ainda mais realista.

Esses equipamentos simulam situações comuns (e nem tão comuns assim) do dia a dia no trânsito, incluindo chuva forte, neblina, obstáculos repentinos, pedestres atravessando fora da faixa, motoristas imprudentes e necessidade de frenagens bruscas, só para citar algumas delas.

Do básico à prática real

O processo de capacitação começa com aulas teóricas sobre normas de trânsito, direção preventiva, comportamento seguro e identificação de riscos. Depois, vem a hora de colocar a mão no volante, ou melhor, nos controles do simulador.

É um recurso que permite que os motoristas desenvolvam “confiança e habilidades práticas que podem ser aplicadas na condução diária, visando uma condução segura, viagens mais confortáveis para os usuários e técnicas para evitar e prevenir acidentes e incidentes”, explica Fernando Vaz de Souza, instrutor Viação Praia Sol e Vereda Transporte, duas das empresas operadoras do Transcol citadas.

E os resultados aparecem. Só para se ter uma ideia, 89,6% dos motoristas que passaram pelo treinamento com simuladores em empresas de transporte de todo o Brasil afirmam que a ferramenta contribuiu para uma condução mais segura e eficiente, destacou o coordenador de Educação Profissional da Gerência de Desenvolvimento Profissional do SEST SENAT, Christian Anderson Riger, na reportagem.

Tecnologia que transforma

Na Unimar, por exemplo, segundo a matéria, o simulador é usado tanto para a formação de novos motoristas quanto para o aperfeiçoamento daqueles que estão retornando das férias. As simulações utilizam as próprias linhas do Transcol, permitindo que os profissionais se familiarizem com os trajetos antes de encarar o trânsito de verdade.

“Antes de colocarmos o motorista na prática (do trânsito real), colocamos ele no simulador, que é a oportunidade de tirarmos seus ‘vícios’, como, por exemplo, ter uma mão na alavanca. Isso não pode, as duas mãos devem estar no volante. Então, corrigimos os ‘vícios’ do motorista e o alinhamos para a prática real”, enfatiza o instrutor da Unimar, Eliel Cruz, em declaração à NTU.

Uso de simuladores de direção para capacitar motoristas coloca as empresas operadoras do Sistema Transcol em evidência no cenário nacional quando o assunto é direção segura. A iniciativa tem apresentado resultados tão positivos que foi destaque na Revista NTUrbano, da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU).

Mais segurança no trânsito, mais conforto para quem usa o Transcol

O motorista Nino Motta, da Viação Praia Sol, conta na reportagem que o simulador fez toda a diferença no seu dia a dia.

“Estamos vivendo num trânsito caótico, que não facilita para o motorista. Com o curso, temos entendimento de tempo de percepção. Existem casos, no curso, em que um veículo entra de repente e o motorista se encontra em situações que o fazem pensar rápido para evitar o pior”, comenta.

De acordo com dados do SEST SENAT, atualmente há 171 simuladores em funcionamento no país. Só em 2024, mais de 11 mil motoristas foram capacitados com essa tecnologia, somando mais de 95 mil horas de treinamento, incluindo os motoristas do Sistema Transcol.

A matéria da Revista NTUrbano reforça aquilo que já sabíamos: quando empresas apostam em inovação e treinamento de qualidade, todos ganham, motoristas, passageiros e o trânsito em geral. É o Sistema Transcol mostrando, mais uma vez, que está no rumo certo!

Acesse aqui a matéria completa publicada na Revista NTUrbano Ed. 74 março/abril 2025, pág. 62-64.

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

Mais posts de Comunicação GVBus