Skip to main content

Mais de 340 mil capixabas utilizam o transporte coletivo para chegar ao trabalho todos os dias, segundo matéria publicada em A Gazeta.

Sai ano, entra ano, e o ônibus continua sendo o grande parceiro do trabalhador brasileiro. No Espírito Santo, não é diferente. Ele é o meio de transporte mais utilizado para ir e voltar do trabalho: 26,26% dos deslocamentos são feitos de transporte coletivo, o que representa 344.351 capixabas que dependem do ônibus no dia a dia, de acordo com matéria publicada pelo jornal A Gazeta.

Os dados fazem parte da pesquisa “Deslocamentos para trabalho e para estudo”, do Censo 2022, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e reforçam a importância do transporte coletivo na rotina de quem movimenta a economia nas cidades.

Na Região Metropolitana da Grande Vitória, por exemplo, o Sistema Transcol realiza mais de 334 mil viagens por mês, transportando cerca de 620 mil passageiros por dia (cada giro de roleta é considerado um passageiro). Um dos diferenciais do sistema é permitir que o usuário circule por toda a região pagando uma única tarifa fixa, independentemente da distância percorrida, um benefício que garante economia e praticidade para quem depende do transporte público.

Cenário nacional

Em todo o Brasil, o transporte coletivo também tem papel de destaque. Conforme matéria de A Gazeta, segundo o IBGE, 14,9 milhões de pessoas (21%) utilizam o ônibus para se deslocar ao trabalho, número que só fica atrás do automóvel, usado por 22,6 milhões (32,3%) de brasileiros.

Na sequência, vêm os deslocamentos a pé (11,9 milhões, ou 18%) e de motocicleta (10,8 milhões, ou 16%). A Região Sudeste concentra o maior número de pessoas que utilizam o ônibus, com 26,6% dos trabalhadores optando por esse meio, sendo o Rio de Janeiro o estado com o maior índice de uso do transporte coletivo no país (35,8%).

Ainda de acordo com a matéria, no Espírito Santo, o estudo mostra ainda que 421 mil pessoas levam entre 15 e 30 minutos para chegar ao trabalho. Boa parte delas utiliza o transporte coletivo, especialmente nas áreas metropolitanas, onde o fluxo de deslocamentos é mais intenso. Do total, 127.665 pessoas usam o carro, enquanto 95.564 preferem o ônibus.

Importância do transporte coletivo

Mais do que um meio de locomoção, o ônibus tem um papel social e ambiental essencial. Ele ajuda a reduzir o número de veículos nas ruas, melhora a fluidez do trânsito e contribui para diminuir a emissão de gases poluentes. É um aliado do trabalhador e também do meio ambiente e da qualidade de vida nas cidades.

Só para se ter uma ideia, um único ônibus pode transportar até 70 pessoas, enquanto um carro leva, em média, 1,2 passageiro por viagem. Além disso, os ônibus ocupam 21 vezes menos espaço nas vias do que a quantidade de automóveis necessária para transportar o mesmo número de passageiros. Em outras palavras, basta um ônibus para tirar 40 carros das ruas, segundo dados da Agência Nacional de Transportes Públicos (ANTP).

E tem mais: andar de ônibus é muito mais econômico do que manter um carro ou uma moto. No transporte coletivo, o passageiro não precisa se preocupar com combustível, manutenção, impostos ou estacionamento. É só embarcar e seguir viagem.

Priorizar o transporte coletivo é a melhor opção. Ganham o trabalhador e toda a população. Vá de Transcol!

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

Mais posts de Comunicação GVBus