Nova modalidade de pagamento já está disponível nas três estações do Aquaviário e vale para cartões de crédito e débito. Usuário deve estar com a função “pagamento por aproximação” ativa no celular e no cartão para conseguir passar pela catraca.
Agora ficou mais fácil embarcar no Aquaviário. Os usuários do sistema já podem pagar a passagem direto com cartão de crédito ou débito por aproximação. É só encostar o cartão (ou o smartwatch, celular, anel smart… onde quer que o cartão esteja cadastrado) no aparelho preto abaixo do validador da catraca das estações e pronto, está liberado o embarque. Rápido, prático e sem complicação.
A novidade foi anunciada nesta quinta-feira (17), pelo governador do Estado, Renato Casagrande, em suas redes sociais, e é resultado da parceria entre o governo e o GVBus, que viabilizou a implantação da tecnologia.
Todas as três estações do Aquaviário já estão equipadas com a funcionalidade: da Prainha, em Vila Velha, da Praça do Papa, em Vitória, e de Porto de Santana, em Cariacica. A tarifa de R$ 4,90 pode ser paga diretamente na catraca, sem necessidade de cadastro prévio.

Mas, atenção! A nova forma de pagamento permite que os passageiros utilizem cartões das bandeiras Visa, Mastercard e Elo, desde que possuam a tecnologia de aproximação (contactless).
“Isso significa que o usuário precisa estar com a função pagamento por aproximação ativada no cartão de débito/crédito e no celular, smartwatch ou qualquer dispositivo adaptado para uso da tecnologia. Sem isso, não é possível utilizar a funcionalidade”, destacou o Diretor Executivo do GVBus, Elias Baltazar.
A nova forma de pagamento oferece mais praticidade principalmente para turistas e usuários eventuais, além de reforçar o uso da tecnologia como aliada da mobilidade urbana.
“Às vezes o usuário pode acabar esquecendo seu CartãoGV ou até mesmo esquecer de carregar, então, pode usar normalmente seu débito e crédito. Essa novidade também atende ao usuário esporádico, principalmente, os turistas. Se a pessoa tiver o cartão cadastrado no celular, nem precisa ter o cartão físico em mãos. É uma conquista importante para o transporte público capixaba”, afirmou o governador Casagrande.
Regras de utilização
Além do pagamento por aproximação estar ativado no cartão e no celular, é preciso ficar atento a outras regras de utilização.
O usuário terá o tempo máximo de 20 segundos para passar pela catraca, depois de liberada a transação. Caso não consiga passar dentro desse tempo, a tarifa não será estornada.
Ao girar a catraca, é possível realizar um novo pagamento, ou seja, pagar mais de uma tarifa em sequência. No entanto, para isso, é indispensável que a transação seja confirmada e o usuário passe pela roleta. Somente depois disso ele poderá realizar um novo pagamento.
Lembrando que a autorização para o pagamento de mesmo valor em sequência vai depender das regras de cada banco. Dessa forma, o pagamento sequencial só será realizado se não houver impedimento por parte do banco emissor do cartão.
Cartões internacionais, desde que habilitados para transações no Brasil, também são aceitos.
E para quem for utilizar o pagamento por aproximação aos domingos, a tarifa promocional de R$ 4,30 será imediatamente aplicada ao aproximar o cartão do aparelho preto, que fica abaixo do validador.
A nova forma de pagamento se soma às demais opções de cobrança já existentes, por meio do CartãoGV e do QR Code via aplicativo KIM, e embora não permita integração com o Sistema Transcol, amplia o acesso ao serviço, tornando-o ainda mais conveniente para diferentes perfis de usuários.