Skip to main content

Agilidade no embarque, possibilidade de usar um segundo ônibus fora do terminal pagando apenas uma única tarifa e diversificação das formas de recarga são algumas das vantagens trazidas pelo CartãoGV nos últimos 5 anos. Confira todos os benefícios do bilhete único.

Desde o seu lançamento, em 2019, o CartãoGV tem sido mais do que um simples cartão de transporte; ele transformou a experiência de andar de ônibus na Grande Vitória e, hoje, é um verdadeiro parceiro no dia a dia dos clientes do Sistema Transcol.

Lá no início dos anos 2010, os cartões de transporte foram criados com a ideia de substituir os antigos bilhetes de papel por um sistema de bilhetagem eletrônica eficiente e prático. E foi a partir deles que comprar passagens e embarcar em um coletivo, antes processos demorados, se tornaram rápidos e fáceis. Tudo que você precisa é passar o cartão no validador e pronto – catraca liberada, sem filas e sem complicação.

Com a chegada do CartãoGV, vieram junto outras vantagens. A facilidade de recarga, o controle de gastos e a conexão entre as linhas são algumas delas. 

Na semana em que o CartãoGV completa 5 anos, convidamos você a conhecer esses e outros benefícios que ele proporcionou ao Sistema Transcol. Confira!

1. Cobertura total na Grande Vitória

A implantação da bilhetagem eletrônica permitiu a integração dos cartões e também das tarifas. 

Assim surgiu o Bilhete Único Metropolitano, o que possibilitou ao passageiro circular por toda a Região Metropolitana da Grande Vitória utilizando apenas um único cartão e pagando apenas uma tarifa.

2. Agilidade no embarque

Quando o pagamento da tarifa era em dinheiro, o passageiro entrava no ônibus, aguardava o cobrador fazer a contagem do valor e repassar o troco, e, só então, girava a roleta. 

Enquanto isso, longas filas se formavam na entrada, com os demais passageiros à espera do embarque. Isso atrasava as viagens, que ficavam mais demoradas. 

Agora, basta apresentar o CartãoGV no validador do ônibus e pronto, catraca liberada. Rápido, prático e sem dor de cabeça!

CartãoGV: 10 benefícios que você precisa conhecer

3. Integração com aplicativos de recarga

Acabou-se o tempo em que era preciso sair de casa para comprar passagem. Com o CartãoGV, o usuário do Transcol adquire os créditos diretamente pelo celular. É só baixar um dos aplicativos parceiros (Recarga Pay, Banestes, Pic Pay e Kim), fazer o cadastro e efetuar a recarga.

As formas de pagamento dependem do aplicativo. Há opções via Pix e também com cartões de crédito e débito.

Feita a compra, em até 1 hora os créditos caem no cartão. Mas, atenção, é preciso ativar a recarga, apresentando o bilhete único no validador do ônibus ou terminal, ou em um saldímetro disponível nas lojas do GVBus.

Também é possível recarregar diretamente no site do CartãoGV (www.cartaogv.com.br). Nesse caso, o pagamento é por meio de boleto bancário e a recarga entra em até três dias, que é o tempo necessário para a compensação bancária.

4. Diversificação dos pontos de recarga

O bilhete único também possibilitou a ampliação dos pontos e formas de recarga. 

Quem não abre mão da praticidade, também pode comprar ou recarregar o CartãoGV em uma das máquinas de autoatendimento (ATMs) espalhadas pela Grande Vitória. Elas estão instaladas em pontos estratégicos, como shoppings e terminais de integração do Transcol.

Ainda há os estabelecimentos parceiros, como lojas e farmácias, para quem prefere pagar os créditos em dinheiro (única forma de pagamento aceita nesses locais), sem contar os pontos de compra e recarga distribuídos pelos terminais. 

São mais de 230 pontos para compra e recarga do CartãoGV. Confira aqui como e onde adquirir seus créditos.

5. Pagamento da tarifa direto pelo celular e via PIX

A bilhetagem eletrônica ainda trouxe uma outra inovação: a possibilidade de pagar a tarifa diretamente pelo celular, via QR Code no validador do ônibus. E o melhor: não é necessário ter o CartãoGV em mãos.

Com o aplicativo Kim instalado e o cadastro realizado, é só gerar o QR Code e apontar o código na tela do celular no validador dentro do ônibus para liberar a catraca. Fantástico, não é mesmo?

Essa forma de pagamento existe desde 2022. Veja aqui como utilizar essa praticidade.

Além disso, que é adepto do PIX, também pode usar essa forma de pagamento da recarga nas roletas dos terminais ou nas lojas do GVBus.

6. Ampliação do Transcol

Em maio de 2021, o Sistema Municipal de Vitória foi incorporado pelo Transcol e as linhas alimentadoras começaram a operar nos bairros, em substituição aos Verdinhos. 

A partir de então, os moradores da capital passaram a acessar as linhas troncais sem pagar uma nova tarifa e sem precisar ir a um terminal de integração. A conexão entre linhas também só foi possível com a implantação do CartãoGV.

7. Conexão temporal

A integração das linhas, por sua vez, permitiu a criação do sistema de conexões temporais nos municípios de Vitória, Serra, Viana, Cariacica e Fundão. Assim, o passageiro passou a contar com mais possibilidades de deslocamento para acessar diversos bairros da Região Metropolitana, possibilitando  passar na roleta sem pagar uma nova tarifa. 

Para utilizar a conexão temporal, é preciso que o embarque no ônibus seguinte ocorra dentro de um determinado período. O sistema também vale para linhas específicas. E o CartãoGV é indispensável para utilizar esse sistema de conexões.

8. Mais segurança

Teve o CartãoGV roubado ou extraviado? Calma, que é possível recuperar o saldo do bilhete único assim que o cartão é bloqueado. Desse modo, o passageiro não corre o risco de ficar sem créditos, caso perca ou tenha o cartão roubado. 

Para solicitar o bloqueio do cartão, basta ir à Loja Central do GVBus, aos postos de atendimento ou entrar em contato com o nosso SAC.

9. Acesso ao BikeGV

O acesso ao BikeGV também é feito via CartãoGV. Todos os dias os ônibus da linha 400 fazem o trajeto Vila Velha – Vitória.

Os veículos possuem mecanismos próprios para a fixação das bicicletas, que viajam travadas. Aos ciclistas é reservado um espaço específico dentro dos coletivos para garantir a segurança da viagem. Só é permitido o embarque e desembarque de bicicletas e seus respectivos donos. 

10. Sistema Aquaviário

O CartãoGV ainda permitiu a operação do Sistema Aquaviário de forma integrada ao Sistema Transcol. Assim, o pagamento para utilizar as embarcações também é feito via bilhete único. 

Gostou das vantagens? Se você ainda não possui o CartãoGV, corra e adquira o seu! É prático e rápido. #VaDeTranscol

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

Mais posts de Comunicação GVBus