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Fim da comercialização, marcada para 01 de janeiro de 2026, vale apenas para o CartãoGV Cidadão pré-pago, ou seja, que dispensa o cadastro no momento da aquisição. Quem já tem esse tipo de cartão vai poder continuar usando normalmente, inclusive para recargas. As demais modalidades do CartãoGV (Cidadão, Escolar, Idoso, Especial e Vale-transporte) não sofrerão qualquer mudança.

A partir do próximo dia 3 de novembro, o CartãoGV Cidadão pré-pago, aquele vendido nas roletas dos terminais de integração do Sistema Transcol sem necessidade de vinculação imediata ao CPF, vai passar a custar R$ 25. Esse valor será totalmente convertido em créditos de passagem, ou seja, após a aquisição, o usuário já poderá embarcar nos coletivos, sem precisar fazer recarga imediata.

Mas atenção! O prazo final para comprar essa modalidade de cartão é até 31 de dezembro. A partir de 1º de janeiro de 2026, o CartãoGV Cidadão pré-pago não será mais comercializado. Porém, continuará valendo e recebendo recargas normalmente.

Lançada em 2020, durante a pandemia da Covid-19, a versão pré-paga do CartãoGV Cidadão foi criada para reduzir a circulação de dinheiro dentro dos ônibus, garantindo mais segurança para passageiros e colaboradores.

“A ideia era estimular o uso do cartão, evitando o contato direto com cédulas e moedas. Mas, com o fim da pandemia, com o encerramento do pagamento em dinheiro e com os passageiros já acostumados ao sistema de bilhetagem eletrônica, o cartão pré-pago perde sua função. Hoje, é possível até pagar a passagem com o celular, via QR Code, sem precisar do cartão em mãos”, explica o diretor executivo do GVBus, Elias Baltazar.

É importante destacar que o único cartão que deixará de ser comercializado é a versão pré-paga, que hoje é vendida apenas nas catracas de entrada nos terminais. Todas as demais modalidades de cartão – CartãoGV Cidadão, Escolar, com ou sem gratuidade, Vale-transporte, Idoso e Especial também continuam valendo para acesso ao transporte coletivo. As formas de compra, solicitação ou cadastro dos benefícios continuam as mesmas.

Cadastro e segunda via

Após adquirir o CartãoGV Cidadão pré-pago, as demais recargas podem ser feitas normalmente, mesmo sem o CPF vinculado ao cartão.

A recomendação é que o passageiro faça o cadastro, para ter mais segurança. Ou seja, em caso de perda ou roubo, é possível efetuar o bloqueio e transferir os créditos disponíveis para um novo cartão. Além disso, o cadastro permite fazer recargas online, pelo site. Sem o CPF vinculado, isso não é possível.

Quem já possui um CartãoGV pré-pago, mas sem CPF cadastrado, pode realizar o procedimento. E quem já tem o cartão cadastrado, mas perdeu ou extraviou o documento, pode solicitar a segunda via.

O cadastro pode ser feito a qualquer momento, em uma das lojas do GVBus ou pela internet, no site www.cartaogv.com.br. Veja aqui o passo a passo. A segunda via pode ser solicitada em qualquer uma de nossas lojas.

Veja onde encontrar uma loja do GVBus:

  • Nos dez terminais de integração: Laranjeiras, Carapina, Jacaraípe, Campo Grande, Itacibá, Jardim América, Vila Velha, Itaparica, São Torquato e Ibes (temporariamente fechada para reforma);
  • Na Loja Central: localizada na Rua Constante Sodré, n° 265, Bairro Santa Lúcia, Vitória;
  • E nas Lojas da Ufes: Campus Goiabeiras e Campus Maruípe.
Cartões adquiridos até o fim da comercialização irão funcionar normalmente. Porém, é indispensável realizar o cadastro do mesmo em nossas lojas ou site, o que vai garantir mais segurança no uso do transporte coletivo. O procedimento é gratuito. Com o CPF vinculado, é possível bloquear o cartão em caso de perda ou roubo, transferir os créditos para segunda via e realizar recargas online.

Venda e recarga

Além das lojas GVBus, há diversas opções para comprar e recarregar o CartãoGV Cidadão. São mais de 230 pontos de venda e recarga espalhados pela Grande Vitória:

  • Rede credenciada de parceiros, como farmácias e demais estabelecimentos comerciais;
  • Catracas de entrada (apenas recarga) e agentes de vendas (venda de recarga) nos terminais;
  • Máquinas de autoatendimento localizadas nos terminais, no Aeroporto e na Rodoviária de Vitória, nas estações do Aquaviário, no Masterplace Mall, no “É Prá Já” de Marcílio de Noronha, em Viana, além dos shoppings Vitória, Centro da Praia, Norte-Sul e Praia da Costa, na Ufes de Maruípe e agora também na Casa do Cidadão, em Maruípe;

Também é possível fazer recargas online pelos aplicativos Recarga Pay, Banestes, PicPay e Kim.

E se preferir, pague a passagem direto pelo celular, apresentando o QR Code na tela no validador dentro do ônibus! Basta baixar o app Kim e fazer o cadastro no primeiro uso para criar o CartãoGV virtual. É gratuito!

Se você ainda não tem um CartãoGV Cidadão vinculado ao seu CPF, aproveite para fazer o cadastro, ou, se já tem, mas perdeu ou foi extraviado, solicite a segunda via. Com o cadastro, você garante seus créditos como quiser, com segurança e viaja numa boa!

Turista e perdas

Para quem está chegando a Grande Vitória e ainda não possui seu CartãoGV, ou se ele foi perdido, existem algumas opções para resolver, conforme citado acima:

Em caso de perda, ela pode baixar o aplicativo Kim, que permite a ela a criação de um cartão virtual, e a possibilidade de geração de QR Codes que são aceitos em todos os ônibus, nos terminais e também nos aquaviários. Para solicitar um novo cartão físico, basta procurar qualquer uma de nossas lojas, nos terminais, a Loja Central, em Santa Lúcia, ou as lojas da Ufes (Goiabeiras ou Maruípe).

Para turistas ou para quem chega à Grande Vitória, além da opção do cartão virtual, os passageiros podem adquirir um cartão na nossa rede credenciada de parceiros, como farmácias e demais estabelecimentos comerciais; com os agentes de vendas nos terminais; nas máquinas de autoatendimento também localizadas nos terminais, no Aeroporto e na Rodoviária de Vitória, nas estações do Aquaviário, no Masterplace Mall, no “É Prá Já” de Marcílio de Noronha, em Viana, além dos shoppings Vitória, Centro da Praia, Norte-Sul e Praia da Costa, na Ufes de Maruípe e agora também na Casa do Cidadão, em Maruípe. Na compra de qualquer um desses cartões, é necessário indicar um CPF pra cadastro.

Para recarregar o cartão, além de todas as opções já citadas, é possível colocar créditos no catão sem sair de casa, usando os aplicativos Recarga Pay, Banestes, PicPay e Kim.

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

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