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A partir desta segunda-feira, dia 03 de novembro, o CartãoGV pré-pago passará a ser vendido por R$ 25. Essa modalidade de cartão, que não precisa ser vinculada a um CPF, deixará de ser disponibilizada em 2026

Começou a valer hoje o novo valor do CartãoGV Cidadão modalidade pré-pago. Antes, o cartão era vendido a R$ 10, e agora, está disponível por R$ 25, já sendo convertidos em tarifas.

Esse cartão é vendido apenas nas roletas dos terminais do Sistema Transcol, e o usuário não precisa informar o CPF no momento da aquisição. Diferente das demais modalidades do CartãoGV (Cidadão, Escolar – com ou sem gratuidade -, Idoso, Especial e Vale-transporte).

Fim da disponibilização em 2026

A partir de 01 de janeiro de 2026, esse tipo de cartão não será mais disponibilizado. Porém, continuará sendo aceito nos coletivos, e poderá ser recarregado normalmente. Os demais tipos de cartão não serão alterados.

A mudança no valor de venda e o fim da comercialização valem somente para o CartãoGV Cidadão pré-pago. Os cartões adquiridos nas lojas do GVBus, nas máquinas de autoatendimento e nas lojas parceiras, bem com os demais tipos do CartãoGV, não sofrerão qualquer mudança e continuam sendo aceitos para acesso ao transporte coletivo. As formas de compra, solicitação ou cadastro dos benefícios continuam as mesmas.

Lançada em 2020, durante a pandemia da Covid-19, a versão pré-paga do CartãoGV Cidadão foi criada quando foi decidido retirar o pagamento da passagem em dinheiro dentro dos ônibus, garantindo mais segurança para passageiros e colaboradores.

“A ideia era facilitar a aquisição do cartão. Mas, decorridos quatro anos, e com os passageiros já acostumados ao sistema de bilhetagem eletrônica, o cartão pré-pago perdeu sua função. Hoje, é possível até pagar a passagem com o celular, via QR Code, sem precisar do cartão em mãos”, explica a gerente administrativa dos postos do GVBus, Herta Veiga Plaster Pedrini.

Quem já possuir o CartãoGV Cidadão pré-pago poderá usá-lo normalmente, inclusive fazer recargas, mesmo sem vincular um CPF a ele. “No entanto, a nossa recomendação é que o passageiro faça o cadastro, para ter mais segurança. Ou seja, em caso de perda ou roubo, é possível efetuar o bloqueio e transferir os créditos disponíveis para um novo cartão. É uma segurança a mais para o passageiro”, completa Herta.

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Turistas ou cartões perdidos

Se a pessoa estiver chegando à Grande Vitória, e ainda não possuir seu cartão de passagem para acesso ao Transcol, ou se ele foi perdido, ela tem algumas opções para resolver:

Em caso de perda, ela pode baixar o aplicativo Kim, que permite a ela a criação de um cartão virtual, e a possibilidade de geração de QR Codes que são aceitos em todos os ônibus, nos terminais e também nos Aquaviários. Para solicitar um novo cartão físico, basta procurar qualquer uma de nossas lojas, nos terminais, a Loja Central, em Santa Lúcia, ou as lojas da Ufes (Goiabeiras ou Maruípe).

Para turistas ou para quem chega à Grande Vitória, e demais passageiros, além da opção do cartão virtual, é possível adquirir um cartão na nossa rede credenciada de parceiros, como farmácias e demais estabelecimentos comerciais; com os agentes de vendas nos terminais (vendedores de coletes amarelos); nas máquinas de autoatendimento também localizadas nos terminais, no Aeroporto e na Rodoviária de Vitória, nas estações do Aquaviário, no Masterplace Mall, no “É Prá Já” de Marcílio de Noronha, em Viana, além dos shoppings Vitória, Centro da Praia, Norte-Sul e Praia da Costa, na Ufes de Maruípe e agora também na Casa do Cidadão, em Maruípe. Na compra de qualquer um desses cartões, é necessário indicar um CPF para cadastro.

Para recarregar o cartão, além de todas as opções já citadas anteriormente, é possível colocar créditos no cartão sem sair de casa, usando os aplicativos Recarga Pay, Banestes, PicPay e Kim. Também será possível fazer a recarga do cartão nas roletas dos terminais.

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

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