Foram entregues 11 veículos que farão o atendimento aos beneficiários inscritos no programa Transcol + Acessível. Ao todo, serão 30 vans até o final de 2025
Modernização, conforto e agilidade. Esses são os novos atributos do Transcol + Acessível a partir de hoje. O Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória – GVBus, em parceria com o governo do Estado, fez a entrega das primeiras 11 vans, que vão compor parte da frota do Sistema Transcol, em um serviço complementar, que é voltado exclusivamente para cadeirantes.
Além da renovação, o serviço também flexibiliza a escolha de acompanhantes e permite o transporte de dependentes, atendendo a uma demanda importante dos usuários. O Transcol + Acessível substitui os antigos micro-ônibus sem climatização por vans adaptadas, climatizadas e mais adequadas às necessidades dos cadeirantes. Essa mudança traz mais conforto, agilidade e autonomia para os usuários.
A frota contará com 30 veículos em operação até o final do ano. A solenidade de entrega aconteceu em Cariacica, na garagem do Grupo Santa Zita, que adquiriu sete dos 11 veículos entregues. As outras 4 unidades pertencem à empresa Praia Sol.
Conforto e acessibilidade
“Nas vans cabem três pessoas cadeirantes e mais seus acompanhantes. A vantagem é que os veículos chegam até a locais mais altos e ruas mais estreitas, facilitando a busca das pessoas que moram em áreas com maior dificuldade de acesso. Uma ação que garante mais dignidade e inclusão para as pessoas com deficiência motora. É importante destacar que todo o nosso Sistema Transcol conta com acessibilidade e as pessoas com deficiência podem utilizar toda a frota”, afirmou o governador Renato Casagrande, que ajudou usuários do serviço a subir nas vans para um teste.

Para o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, a modernização do Transcol + Acessível representa um grande avanço na mobilidade inclusiva da Grande Vitória. “Nosso objetivo é garantir que todas as pessoas tenham um transporte acessível, eficiente e confortável. Além dessas novas vans, neste ano, o sistema Transcol também receberá cerca de 150 novos ônibus, reforçando nosso compromisso com a renovação da frota e a melhoria dos serviços prestados à população”, explicou.
Desde 2019, todos os ônibus entregues pelas empresas são climatizados e têm acessibilidade por meio de elevadores, além de acesso à rede wi-fi.
Mara Martins utiliza o serviço especial há 15 anos. Ela só tem o que comemorar. “Essa é uma mudança que brigamos muito por ela. É uma conquista muito grande. É um filho que a gente vê nascer. É uma mudança radical, e a gente fica até emocionada. E muda tudo, porque tem ar-condicionado, é a rapidez. Enfim, já melhorou e muito”, comorou.
Software vai gerenciar viagens
O diretor de mobilidade ES do Grupo Santa Zita, diretor de Inovação da Fetransportes e membro do Comitê Executivo do GVBus, Murilo Lara, acrescentou que, além das novas vans, há a aquisição de um novo software, que faz o monitoramento das viagens, e trará ainda mais comodidade para os beneficiários, facilitando o agendamento de viagens.
“Fazer essa entrega, para nós é um motivo de orgulho. É um investimento que vai melhorar o serviço, e vai reduzir os tempos de viagem. Acreditamos que, com isso, vamos melhorar muito o atendimento. Diferente dos ônibus, a van tem uma configuração interna que traz mais conforto tanto para o beneficiário, como para seus acompanhantes. A gente tem uma expectativa muito boa, de que a população receba muito bem o novo Transcol + Acessível”, comemorou Murilo.
*Com informações da Semobi