Gestores do setor de transportes e lideranças públicas estiveram em Bogotá e Medellín para visita a projetos de inovação e mobilidade.
Os integrantes do Comitê Executivo do GVBus, Anderson Lopes e Murilo Lara, e outros empresários, diretores e gerentes das empresas operadoras do Sistema Transcol, estiveram na Colômbia, em novembro, para conhecer de perto o sistema de transporte público local, marcado por ser totalmente inovador. O roteiro incluiu visitas técnicas a Bogotá e Medellín, duas cidades que são referência em mobilidade sustentável.
A agenda contou ainda com a participação de representantes da ES Gás, da superintendente da Federação das Empresas de Transportes do Espírito Santo (Fetransportes), Simone Garcia, além de gestores públicos e especialistas na área de tecnologia e sustentabilidade.
Em Bogotá, no dia 10, a comitiva conheceu diferentes modelos operacionais e tecnológicos de transporte coletivo, com visitas à La Rolita, empresa pública com frota totalmente elétrica, e à Capital Bus, operadora de ônibus movidos a gás natural. Também foram parada obrigatória, o escritório da Scania, fabricante de veículos com combustíveis alternativos, e a Superpolo, coligada da Marcopolo, com atuação na produção de carrocerias para veículos sustentáveis. Os empresários ainda percorreram corredores exclusivos de transporte público da cidade.
Fórum UITP
Já em Medellín, os executivos do GVBus participaram do Fórum UITP América Latina 2025, realizado no Centro de Convenções Plaza Mayor, e aproveitaram a oportunidade para conhecer o Metrocable, o famoso sistema de teleférico que liga as áreas mais altas da cidade à rede de transporte público por metrô.
Aliás, a escolha de Medellín, na Colômbia, para sediar o Fórum da União Internacional de Transportes Públicos (UITP) não foi por acaso. A cidade celebra 30 anos do seu metrô e se tornou referência em planejamento integrado, conectando metrô, BRT, teleférico e outros modais em um único sistema eficiente.
Realizado entre os dias 11 e 14 de novembro, o evento reuniu operadores, lideranças públicas e especialistas para discutir como o transporte público pode ajudar a construir cidades mais sustentáveis. O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, ministrou palestra durante a programação.
Experiência produtiva
Além do contato com inovações tecnológicas, as visitas possibilitaram compreender como empresas que atuam há anos com matrizes energéticas diversas estruturam suas políticas ESG, aliando responsabilidade ambiental, inclusão social e inovação.
A viagem à Colômbia trouxe muitos aprendizados, segundo Murilo Lara, que também é presidente do Grupo Santa Zita, formado pelas empresas Santa Zita Transportes Coletivos e Nova Transportes, operadoras do Sistema Transcol.
“Foi uma experiência muito produtiva, onde pudemos conhecer novos modelos de negócios, novas formas de mobilidade e suas aplicações. Cada cidade tem sua realidade, e entender isso é essencial”, destaca Murilo.
Com informações da Semobi.



