Skip to main content

Fechamento é temporário, mas passageiros ainda podem utilizar a máquina de autoatendimento, que será remanejada para a esquina da Rua São Luiz com a Rua São Cristóvão, onde também irá funcionar a bilheteria. Obras são realizadas pelo Governo do Estado e buscam levar mais conforto e acessibilidade aos usuários e operadores do terminal.

A partir desta sexta-feira (14), o posto de atendimento do GVBus no Terminal do Ibes, em Vila Velha, está fechado temporariamente para reformas no terminal.

Durante esse período, quem precisar comprar ou recarregar o CartãoGV no local poderá utilizar a máquina de autoatendimento, que foi transferida para a esquina da Rua São Luiz com a Rua São Cristóvão, onde também irá funcionar a bilheteria.

Os usuários podem buscar atendimento nos postos dos terminais de São Torquato, Vila Velha e Itaparica, ou demais terminais de integração. Outra opção são as recargas por aplicativos (Recarga Pay, Banestes, Pic Pay e Kim), estabelecimentos parceiros ou o pagamento direto pelo celular, via QR Code (app Kim).

Já quem estava aguardando a confecção de cartões (1ª ou 2ª vias) deve optar por outro local de retirada. Para isso, basta entrar em contato com o SAC GVBus, por meio dos telefones 0800 028 1810 / 3145.2650 (para ligações feitas de celular) ou e-mail: sac@gvbus.com.br. Horário de funcionamento: de segunda a sábado, de 7h às 19h.

Linhas remanejadas

As linhas que atendem ao Terminal do Ibes também vão ser redistribuídas para a realização das obras. Uma nova linha será criada e outra remanejada para o Terminal Vila Velha. As mudanças começam a valer neste domingo (16).

A linha 507 (T. Laranjeiras / T. Ibes,via Terceira Ponte / Reta da Penha), que opera, em sua maioria, com veículos articulados, passará a fazer ponto final no Terminal Vila Velha (T. Laranjeiras / T. Vila Velha, via Terceira Ponte / Reta da Penha). Dessa forma, será criada a linha 674 (T. Vila Velha / T. Ibes, via Cristóvão Colombo – Circular), para atender ao trecho que deixará de ser feito pela 507.

Doze linhas, das 24 que operam no Terminal do Ibes, passarão a ser circulares; São elas: 580, 590, 600, 603, 604, 605, 606, 625, 633, 650, 658 e 671. Outras dez linhas vão manter a configuração atual, ou seja, continuam fazendo ponto final no Terminal do Ibes: 514, 516, 518, 519, 538, 586, 592, 601, 607 e 608.

Durante as obras, a Rua São Cristóvão será interditada para dar apoio à operação, já que a plataforma das linhas alimentadoras, que será a primeira a receber a reforma, será fechada para o início dos trabalhos.

Por isso, nessa primeira etapa, as 15 linhas (600, 601, 603, 604, 605, 606, 607, 625, 633, 658, 671, 580, 586, 590 e 592) que operam na plataforma das linhas alimentadoras, serão remanejadas para a plataforma que será instalada na Rua São Cristóvão e para a plataforma dois do terminal. No local haverá informativos mostrando onde ficarão as baias das linhas remanejadas.

Segundo a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb-ES), outras alterações poderão ocorrer, ao longo da reforma, para melhor atender os usuários.

Fechamento é temporário, mas passageiros ainda podem utilizar a máquina de autoatendimento do Terminal do Ibes.
A linha 507, que opera, em sua maioria, com veículos articulados, passará a fazer ponto final no Terminal Vila Velha.

Reforma

As obras de reforma do Terminal do Ibes são realizadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) e da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros (Ceturb-ES). Elas tiveram início no último dia 05, no prédio administrativo, que está recebendo um novo telhado, reforma nos banheiros, pisos e paredes.

A plataforma das linhas alimentadoras será levada para a rua São Cristóvão. No local, serão instalados toldos para abrigar as baias e os usuários. Conforme a obra for avançando, as baias serão remanejadas para que as demais plataformas sejam reformadas.

O investimento é de R$ 20 milhões e toda a estrutura será modernizada para garantir mais conforto aos usuários e operadores da unidade.

A obra vai contemplar desde a reforma dos pisos, rede elétrica, telhado e pista de rolamento, até a renovação da fachada. O projeto ainda prevê a instalação de nova rampa e escada de acesso ao terminal; grades novas; reforma da bilheteria, guaritas e catracas; novos bicicletários e reforma dos sanitários.

O Terminal do Ibes também vai ganhar nova comunicação visual para acessos, plataformas e edificações, garantindo o correto fluxo de circulação de pedestres e veículos. Na cobertura das plataformas, as telhas serão metálicas trapezoidais, termoacústicas (tipo sanduíche), com isolamento em lã mineral. As lojas também serão reformadas.

O local ganhará mais acessibilidade com a construção de novas rampas, guarda corpo, corrimão e piso tátil em todas as áreas externas e internas, além de projeto de proteção e combate a incêndios. Também serão instaladas travessias elevadas para circulação de pedestres e novos bancos, lixeiras e bebedouros.

Com informações da Ceturb-ES.

 

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

Mais posts de Comunicação GVBus