Fechamento é temporário, mas passageiros ainda podem utilizar a máquina de autoatendimento, que será remanejada para a esquina da Rua São Luiz com a Rua São Cristóvão, onde também irá funcionar a bilheteria. Obras são realizadas pelo Governo do Estado e buscam levar mais conforto e acessibilidade aos usuários e operadores do terminal.
A partir desta sexta-feira (14), o posto de atendimento do GVBus no Terminal do Ibes, em Vila Velha, está fechado temporariamente para reformas no terminal.
Durante esse período, quem precisar comprar ou recarregar o CartãoGV no local poderá utilizar a máquina de autoatendimento, que foi transferida para a esquina da Rua São Luiz com a Rua São Cristóvão, onde também irá funcionar a bilheteria.
Os usuários podem buscar atendimento nos postos dos terminais de São Torquato, Vila Velha e Itaparica, ou demais terminais de integração. Outra opção são as recargas por aplicativos (Recarga Pay, Banestes, Pic Pay e Kim), estabelecimentos parceiros ou o pagamento direto pelo celular, via QR Code (app Kim).
Já quem estava aguardando a confecção de cartões (1ª ou 2ª vias) deve optar por outro local de retirada. Para isso, basta entrar em contato com o SAC GVBus, por meio dos telefones 0800 028 1810 / 3145.2650 (para ligações feitas de celular) ou e-mail: sac@gvbus.com.br. Horário de funcionamento: de segunda a sábado, de 7h às 19h.
Linhas remanejadas
As linhas que atendem ao Terminal do Ibes também vão ser redistribuídas para a realização das obras. Uma nova linha será criada e outra remanejada para o Terminal Vila Velha. As mudanças começam a valer neste domingo (16).
A linha 507 (T. Laranjeiras / T. Ibes,via Terceira Ponte / Reta da Penha), que opera, em sua maioria, com veículos articulados, passará a fazer ponto final no Terminal Vila Velha (T. Laranjeiras / T. Vila Velha, via Terceira Ponte / Reta da Penha). Dessa forma, será criada a linha 674 (T. Vila Velha / T. Ibes, via Cristóvão Colombo – Circular), para atender ao trecho que deixará de ser feito pela 507.
Doze linhas, das 24 que operam no Terminal do Ibes, passarão a ser circulares; São elas: 580, 590, 600, 603, 604, 605, 606, 625, 633, 650, 658 e 671. Outras dez linhas vão manter a configuração atual, ou seja, continuam fazendo ponto final no Terminal do Ibes: 514, 516, 518, 519, 538, 586, 592, 601, 607 e 608.
Durante as obras, a Rua São Cristóvão será interditada para dar apoio à operação, já que a plataforma das linhas alimentadoras, que será a primeira a receber a reforma, será fechada para o início dos trabalhos.
Por isso, nessa primeira etapa, as 15 linhas (600, 601, 603, 604, 605, 606, 607, 625, 633, 658, 671, 580, 586, 590 e 592) que operam na plataforma das linhas alimentadoras, serão remanejadas para a plataforma que será instalada na Rua São Cristóvão e para a plataforma dois do terminal. No local haverá informativos mostrando onde ficarão as baias das linhas remanejadas.
Segundo a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb-ES), outras alterações poderão ocorrer, ao longo da reforma, para melhor atender os usuários.

Reforma
As obras de reforma do Terminal do Ibes são realizadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) e da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros (Ceturb-ES). Elas tiveram início no último dia 05, no prédio administrativo, que está recebendo um novo telhado, reforma nos banheiros, pisos e paredes.
A plataforma das linhas alimentadoras será levada para a rua São Cristóvão. No local, serão instalados toldos para abrigar as baias e os usuários. Conforme a obra for avançando, as baias serão remanejadas para que as demais plataformas sejam reformadas.
O investimento é de R$ 20 milhões e toda a estrutura será modernizada para garantir mais conforto aos usuários e operadores da unidade.
A obra vai contemplar desde a reforma dos pisos, rede elétrica, telhado e pista de rolamento, até a renovação da fachada. O projeto ainda prevê a instalação de nova rampa e escada de acesso ao terminal; grades novas; reforma da bilheteria, guaritas e catracas; novos bicicletários e reforma dos sanitários.
O Terminal do Ibes também vai ganhar nova comunicação visual para acessos, plataformas e edificações, garantindo o correto fluxo de circulação de pedestres e veículos. Na cobertura das plataformas, as telhas serão metálicas trapezoidais, termoacústicas (tipo sanduíche), com isolamento em lã mineral. As lojas também serão reformadas.
O local ganhará mais acessibilidade com a construção de novas rampas, guarda corpo, corrimão e piso tátil em todas as áreas externas e internas, além de projeto de proteção e combate a incêndios. Também serão instaladas travessias elevadas para circulação de pedestres e novos bancos, lixeiras e bebedouros.
Com informações da Ceturb-ES.