Três histórias mostram que o Transcol é muito mais que transporte. Já virou tema de festa de aniversário, cenário de comemoração dentro do ônibus e até motivo de surpresa para motorista. Histórias tão especiais que chamaram a atenção da imprensa e provam que o ônibus tem um lugar especial na vida de quem vive e se identifica com o Sistema.
Tem gente que vê o ônibus apenas como um meio de transporte. Mas, para alguns, o Transcol é muito mais do que isso. É motivo de inspiração, de festa e até de reconhecimento.
Três histórias diferentes mostram como o Sistema faz parte da vida e do coração de quem acompanha de perto o dia a dia dos coletivos.
Do Matteo, que escolheu o Transcol como tema da festa de 4 anos, ao pequeno Danilo, que já comemorou seus 11 meses dentro de um ônibus, até o motorista Erasmo, que ganhou uma homenagem emocionante dos passageiros, o que une essas histórias é a mesma coisa: a paixão pelo Sistema Transcol!
Matteo: o pequeno motorista de 4 anos

Faltando uma semana para completar 4 anos, Matteo Fraga Mathias ganhou um ônibus de brinquedo da avó materna. A partir dali, não tinha mais volta. Ele queria um “bolo azul de ônibus”, como ele mesmo disse, para comemorar o aniversário, segundo a mãe, Alessandra Fraga.
Pedido feito, pedido atendido! No dia 2 de agosto, Matteo ganhou uma festa com um tema inédito para a família: motorista de ônibus do Sistema Transcol! E com direito a uniforme e até crachá personalizado com a foto do aniversariante.
“A avó paterna é costureira e foi ela quem confeccionou a roupa. Mandei a foto do uniforme pra ela e ela fez. Peguei uma imagem de fundo do GVBus e fiz um crachá com a foto dele. O bolo quem fez foi a minha tia por parte de mãe e o topo de bolo eu mandei fazer e foi uma dificuldade pois era um tema que ninguém tinha pedido, então me desembolei pra fazer o mais rápido possível”, conta Alessandra.


Três dias depois da festa, veio a surpresa especial! Matteo conheceu de perto a garagem da Viação Grande Vitória, uma das empresas operadoras do Sistema Transcol, onde o tio da mãe, Ronaldo Abreu, é motorista há 15 anos. Lá, o pequeno entrou nos ônibus, tirou fotos, conversou com motoristas e se sentiu parte da equipe.
Mas não é de hoje que o Sistema Transcol faz parte da família de Matteo. “Desde que ele era pequeno, sempre quando saía, eu tinha que ir de ônibus, senão ele chorava. Para ele, o ônibus é um momento de diversão, de alegria. Espero que os motoristas se sintam especiais e homenageados pelo Matteo”, contou Alessandra, que também é filha de ex-cobrador de ônibus na mesma empresa.
Para o tio Ronaldo, ver o sobrinho tão empolgado é motivo de orgulho. “O sistema é como uma família, passamos mais tempo dentro dos ônibus do que em casa. Ver o Matteo vibrando com isso é especial demais”, disse.

"Mesversário" dentro do ônibus

Também de uniforme de motorista, igualzinho ao do pai, o pequeno Danilo Júnior comemorou seu “mêsversário” de 11 meses a bordo de um ônibus do Sistema Transcol, no ponto final do bairro Maria Ortiz, em Vitória.
A ideia da celebração no ônibus surgiu porque tanto o pai, Danilo Gomes, quanto a mãe da criança, Ana Paula Folgado, vivem a rotina no transporte coletivo. Ele dirige a linha 310 (Santo André x Jardim Camburi) e ela atua como cobradora no sistema, em outros coletivos. Ambos também são da Viação Grande Vitória.
“Ele adorou, ficou todo feliz ao volante. Ali, para tirar, deu trabalho. O Danilo Júnior já gosta de ônibus”, contou todo orgulhoso o pai. A comemoração especial aconteceu em meados de agosto.

Além do uniforme, que a mãe mandou fazer quando ainda estava grávida, aproveitando uma camisa que tinha, o letreiro do veículo também foi personalizado com o nome da criança e itinerário próprio: “11 meses/ próxima parada: 1 ano”.
Para os pais, ver o filho envolvido com o que faz parte da vida deles foi emocionante. “É a nossa história, é a nossa profissão. Foi lindo comemorar dessa forma e ver a felicidade do Danilo”, disseram.
E a comemoração chamou tanto a atenção, que foi parar até na imprensa. Clique aqui e confira!
Reconhecimento em forma de surpresa

Se para as crianças o ônibus é sinônimo de diversão, para os motoristas a paixão pelo Transcol se mistura com o carinho dos passageiros. É o caso de Erasmo Rosa, motorista que foi surpreendido com uma festa de aniversário organizada dentro do coletivo por usuários da linha, no último dia 13 de agosto.
O bolo, as palmas e as mensagens carinhosas emocionaram o motorista, que não escondeu a alegria. “Foi muito gratificante. Eu sempre procuro tratar todos com respeito e educação, sem exceção. Receber esse carinho de volta foi um reconhecimento do serviço que presto e da forma como represento a empresa. Foi uma troca de afeto”, contou emocionado.
A comemoração foi filmada pelos passageiros, e também foi destaque na imprensa. Veja aqui a matéria completa!
Erasmo trabalha há 17 anos na Vereda Transporte, que também integra o Sistema Transcol. De cobrador, ele passou a atuar como conferente e, após um período, manobrista na garagem, até virar motorista, um orgulho para o transporte coletivo da Região Metropolitana. Parabéns, Erasmo, pelo reconhecimento!