Skip to main content

Forma de pagamento já era aceita nas recargas por aplicativos e na compra de QR Codes para pagamento da tarifa pelo celular dentro do ônibus. Assunto é um dos temas da campanha “Renovar a mobilidade é pensar nas pessoas”.

Se você costuma recarregar o bilhete único nas catracas de acesso dos terminais de integração ou em uma de nossas lojas, esse texto é para você.

Agora, os usuários do Sistema Transcol podem comprar créditos nesses locais pagando pelo Pix. Até então, as únicas formas de pagamento aceitas nas roletas dos terminais e lojas do GVBus eram via cartões de crédito ou débito, e em dinheiro.

A novidade, que é um dos temas da campanha Renovar a mobilidade é pensar nas pessoas, vem para facilitar a rotina do passageiro, que passa a contar com mais uma opção para a compra dos créditos. 

Lembrando que o pagamento via Pix vale somente para as recargas. Ao pagar a tarifa dentro do coletivo ou passar nas roletas dos terminais, somente com o CartãoGV ou diretamente pelo celular, via QR Code, no validador do ônibus.

Veja como é fácil recarregar pelo Pix

Para utilizar essa nova opção, basta informar ao atendente na catraca de acesso do terminal ou em uma das lojas do GVBus, no momento de efetuar a recarga. 

Escolha o valor que deseja adquirir em créditos. Em seguida, o atendente irá gerar um código na tela da maquininha de passar cartão. É o QR Code. Aproxime a câmera do seu celular em direção ao código e finalize a compra.

Dica importante: no momento da recarga, tenha seu aplicativo bancário pronto para ler o QR Code. Isso irá agilizar todo o processo. Ah! E guarde sempre o comprovante de pagamento para eventualidades.

Viu como é simples, prático, rápido e seguro? Você não precisa perder tempo contando dinheiro para realizar o pagamento ou esperando o atendente lhe dar o troco. Tudo é feito pelo celular. É menos fila e mais comodidade para o seu dia a dia.

Escolha como e onde recarregar

Vale lembrar que o Pix já era aceito como forma de pagamento nas recargas via aplicativos Recarga Pay, Banestes e Kim. Já no Pic Pay, somente com cartão crédito.

Para quem não tem o costume de recarregar o bilhete único nas roletas dos terminais ou em uma de nossas lojas, há outras opções disponíveis.

Você escolhe onde e como adquirir os créditos. São mais de 250 pontos de venda espalhados pela Região Metropolitana da Grande Vitória. Confira:

1. Para pagamento nos cartões de crédito e débito

  • Aplicativos: Recarga Pay, Banestes, Pic Pay e Kim. É só baixar um deles no celular e efetuar o pagamento, que também pode ser via boleto ou Pix, dependendo do app. A carga demora em média 5 minutos para cair no cartão*; 
  • Pelo celular, via QR Code: baixe o app Kim e crie seu CartãoGV virtual. Gere QR Codes, escolha a linha que vai embarcar e apresente o código gerado na tela do seu smartphone no validador dentro do ônibus. Clique aqui e veja como utilizar o QR Code dentro do ônibus. Esta opção também aceita pagamento via Pix;
  • Máquinas de autoatendimento (ATMs): instaladas nos shoppings Vitória, Norte-Sul, Centro da Praia, Praia da Costa e Monteserrat; na Rodoviária e Aeroporto de Vitória; no Masterplace Mall, que fica na Reta da Penha, também em Vitória; nas estações do Aquaviário e no “É Pra Já” de Marcílio de Noronha, em Viana. A recarga cai na hora.
*O tempo médio para que a carga seja efetivada pode chegar a 1 hora ou até 24 horas, em caso de interferências técnicas. Para que os créditos estejam disponíveis para uso, é necessário apresentar o cartão no validador do ônibus, nas catracas dos terminais ou em um saldímetro disponível em nossas lojas.

2. Para pagamento nos cartões de crédito, débito e em dinheiro

  • Máquinas de autoatendimento (ATMs): em todos os dez terminais de integração do Sistema Transcol;
  • Lojas do GVBus: são 13, no total, sendo 10 localizadas em cada um dos terminais de integração e o restante em Vitória, em pontos estratégicos (nos Campi da Ufes de Goiabeiras e de Maruípe, e em Santa Lúcia, na Loja Central, que fica na Rua Constante Sodré, n° 265, Santa Lúcia, próximo ao Centro de Convenções).
  • Terminais de integração: além das lojas e ATMs, nos terminais do Transcol as recargas podem ser feitas com os agentes de vendas e nas roletas de acesso.
Forma de pagamento já era aceita nas recargas por aplicativos e na compra de QR Codes para pagamento da tarifa pelo celular dentro do ônibus.
Loja do GVBus no Terminal de Itaparica

3. Para pagamento somente em dinheiro

Essa é a opção perfeita para quem não abre mão do atendimento presencial e prefere pagar os créditos em dinheiro. 

Os estabelecimentos parceiros do GVBus são pontos comerciais, como farmácias e lojas de outros tipos de serviços, localizados em áreas de maior movimento nos bairros da Grande Vitória. 

4. Recarga também pelo site

Outra forma de recarga o seu bilhete único é pelo site do CartãoGV. Basta acessar o endereço www.cartaogv.com.br e clicar em “recarregue seu cartão”. 

Nas recargas via site, os créditos demoram até três dias úteis para serem lançados, que é o tempo necessário para a efetivação da compensação bancária. Além disso, o pagamento é somente via boleto.

Assim como nos apps, a recarga pelo site vale para os cartões do tipo Cidadão ou Escolar, e é preciso ativar os créditos após a compra.

Acesse o site do CartãoGV e confira a lista completa com todos os pontos de venda.

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

Mais posts de Comunicação GVBus