Van adaptada para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida fará o trajeto ida e volta, com partidas do CEET Vasco Coutinho até o Parque da Prainha. Serviço é ofertado de forma gratuita pelo GVBus em todas as edições da festa.
Cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida vão contar com uma van exclusiva para participar da Festa da Penha 2025. O Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus) vai disponibilizar a van adaptada do Transcol + Acessível, de forma gratuita, entre os dias 26 e 28 de abril, quando há maior movimento na festa. O veículo fará o trajeto ida e volta.
As partidas vão acontecer das 7h às 16h, do Centro Estadual de Educação Técnica Vasco Coutinho (CEET Vasco Coutinho) – que fica na Avenida Luciano das Neves, no Centro de Vila Velha -, com destino ao Centro Cultural e Turístico da cidade, localizado na Prainha. Ao final de cada trajeto, a van realizará o retorno, levando os participantes até o CEET Vasco Coutinho.
Além de atender cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida em geral, o serviço vai beneficiar os participantes da Romaria das Pessoas com Deficiência, que será realizada no sábado (26), a partir das 8h, com saída da Praça Duque de Caxias até a Igreja do Rosário, na Prainha, onde é celebrada a Missa do Oitavário.
Vale lembrar que, além da van, o Sistema Transcol possui hoje 100% da frota adaptada com elevador para cadeirantes. Assim, esses passageiros poderão utilizar os ônibus para chegar até o CEET Vasco Coutinho e, de lá, embarcar em uma van do Transcol + Acessível até o Parque da Prainha, além de utilizarem o veículo também para o retorno.
A Festa da Penha é um dos eventos religiosos e culturais mais importantes do Espírito Santo, atraindo milhares de fiéis e visitantes todos os anos. Muitos desses participantes são pessoas idosas, com deficiência física ou mobilidade reduzida, que enfrentam grandes dificuldades para acessar os pontos de celebração. Por isso, a presença do Transcol + Acessível é essencial para garantir acessibilidade, segurança e dignidade a esse público.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Transcol + Acessível
Lançado em outubro do ano passado, o Transcol + Acessível veio para substituir o antigo Serviço Mão na Roda. Trata-se de um novo conceito de atendimento e agendamento de viagens para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida oferecido pelo Sistema Transcol.
No lugar dos 25 micro-ônibus sem climatização, 30 vans adaptadas e climatizadas vão passar a realizar os atendimentos. As substituições acontecem de forma gradativa. As primeiras 29 vans já estão em circulação e a última deve começar a operar até o início de junho deste ano.
O Transcol + Acessível ajusta a oferta à real necessidade de mobilidade da população cadeirante na Grande Vitória, reduzindo o tempo de viagem e melhorando a operação. Os motoristas também atendem exclusivamente esses usuários e recebem treinamento específico para transporte de passageiros com deficiência.
O serviço busca e leva os usuários cadastrados conforme agendamento prévio, é totalmente gratuito e existe em pouquíssimas cidades brasileiras.
Para ser beneficiário, o solicitante precisa ser cadeirante e residir nos municípios de Cariacica, Serra, Viana, Vila Velha ou Vitória. O agendamento e cancelamento das viagens é feito de forma online, por meio do aplicativo Cidadania GV, disponível para Android ou IOS.
Em caso de dúvidas e para mais informações, basta ligar para a Central de Atendimento do Transcol + Acessível, no telefone 0800 038 7077.