Skip to main content

Van adaptada para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida fará o trajeto ida e volta, com partidas do CEET Vasco Coutinho até o Parque da Prainha. Serviço é ofertado de forma gratuita pelo GVBus em todas as edições da festa.

Cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida vão contar com uma van exclusiva para participar da Festa da Penha 2025. O Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus) vai disponibilizar a van adaptada do Transcol + Acessível, de forma gratuita, entre os dias 26 e 28 de abril, quando há maior movimento na festa. O veículo fará o trajeto ida e volta.

As partidas vão acontecer das 7h às 16h, do Centro Estadual de Educação Técnica Vasco Coutinho (CEET Vasco Coutinho) – que fica na Avenida Luciano das Neves, no Centro de Vila Velha -, com destino ao Centro Cultural e Turístico da cidade, localizado na Prainha. Ao final de cada trajeto, a van realizará o retorno, levando os participantes até o CEET Vasco Coutinho.

Além de atender cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida em geral, o serviço vai beneficiar os participantes da Romaria das Pessoas com Deficiência, que será realizada no sábado (26), a partir das 8h, com saída da Praça Duque de Caxias até a Igreja do Rosário, na Prainha, onde é celebrada a Missa do Oitavário.

Vale lembrar que, além da van, o Sistema Transcol possui hoje 100% da frota adaptada com elevador para cadeirantes. Assim, esses passageiros poderão utilizar os ônibus para chegar até o CEET Vasco Coutinho e, de lá, embarcar em uma van do Transcol + Acessível até o Parque da Prainha, além de utilizarem o veículo também para o retorno.

A Festa da Penha é um dos eventos religiosos e culturais mais importantes do Espírito Santo, atraindo milhares de fiéis e visitantes todos os anos. Muitos desses participantes são pessoas idosas, com deficiência física ou mobilidade reduzida, que enfrentam grandes dificuldades para acessar os pontos de celebração. Por isso, a presença do Transcol + Acessível é essencial para garantir acessibilidade, segurança e dignidade a esse público.

Van adaptada para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida fará o trajeto ida e volta, com partidas do CEET Vasco Coutinho até o Parque da Prainha. Serviço é ofertado de forma gratuita pelo GVBus em todas as edições da festa.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Transcol + Acessível

Lançado em outubro do ano passado, o Transcol + Acessível veio para substituir o antigo Serviço Mão na Roda. Trata-se de um novo conceito de atendimento e agendamento de viagens para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida oferecido pelo Sistema Transcol.

No lugar dos 25 micro-ônibus sem climatização, 30 vans adaptadas e climatizadas vão passar a realizar os atendimentos. As substituições acontecem de forma gradativa. As primeiras 29 vans já estão em circulação e a última deve começar a operar até o início de junho deste ano.

O Transcol + Acessível ajusta a oferta à real necessidade de mobilidade da população cadeirante na Grande Vitória, reduzindo o tempo de viagem e melhorando a operação. Os motoristas também atendem exclusivamente esses usuários e recebem treinamento específico para transporte de passageiros com deficiência.

O serviço busca e leva os usuários cadastrados conforme agendamento prévio, é totalmente gratuito e existe em pouquíssimas cidades brasileiras.

Para ser beneficiário, o solicitante precisa ser cadeirante e residir nos municípios de Cariacica, Serra, Viana, Vila Velha ou Vitória. O agendamento e cancelamento das viagens é feito de forma online, por meio do aplicativo Cidadania GV, disponível para Android ou IOS.

Em caso de dúvidas e para mais informações, basta ligar para a Central de Atendimento do Transcol + Acessível, no telefone 0800 038 7077.

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

Mais posts de Comunicação GVBus