O Sistema Transcol possui hoje 100% da frota acessível conforme a legislação exige, ou seja, todos os mais de 1.600 ônibus circulantes são adaptados para transportar pessoas com deficiência motora, temporária ou permanente, que utilizam cadeira de rodas. Além disso, 100% dos coletivos possuem elevador na porta do meio.
Em paralelo à acessibilidade oferecida pelos ônibus do Sistema Transcol, existe hoje o Transcol + Acessível, que veio substituir o antigo Serviço Mão na Roda.
Até o final do segundo semestre de 2025, serão 50 vans exclusivas para atendimento desse público. Aos poucos, os 25 micro-ônibus sem climatização atuais serão substituídos gradativamente por 30 vans adaptadas e climatizadas.
Os motoristas também atendem exclusivamente esses usuários e recebem treinamento específico para transporte de passageiros com deficiência. Um serviço que busca e leva os usuários cadastrados conforme agendamento prévio, e que existe em pouquíssimas cidades brasileiras.
O Transcol + Acessível ajusta a oferta à real necessidade de mobilidade da população cadeirante na Grande Vitória, reduzindo o tempo de viagem e melhorando a operação.
Agendamento e Acesso
O novo serviço flexibiliza a escolha de acompanhante por viagem e também permitirá o transporte de dependentes, segundo condições estabelecidas pela Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES), que está formalizando a criação de um CartãoGV para essa categoria, que passará a ser exigido para embarque nas vans.
A partir de 31 de outubro, o sistema contará com a bilhetagem eletrônica obrigatória para os beneficiários, por meio do CartãoGV. A medida possibilita um controle mais eficiente. Aqueles que ainda não possuem o cartão e tem renda individual ou familiar compatível com a exigida, poderão solicitar o cadastro apresentando a comprovação de renda ou a comprovação de que recebe o Bolsa Família ou BPC junto à Ceturb-ES.
A solicitação e agendamento do serviço continuará sendo realizado via agendamento prévio.
A Ceturb-ES irá distribuir cartões provisórios, com validade até 31/12/2024, para que os usuários que ainda não possuem cartões possam realizar suas viagens nesse período. A partir do dia 01/01/2025, todos deverão ter um cartão válido para utilizar o serviço: cartão vale-transporte, cartão passe-escolar, cartão cidadão, cartão gratuidade (idoso, PCD), ou fazer o pagamento via QR-code.
Não haverá mudanças para realizar o cadastramento e os agendamentos. Para o cadastro de novos usuários no Transcol + Acessível, é necessário que o usuário seja cadeirante e resida nos municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória. O cadastro deve ser feito por meio de aplicativo disponibilizado para os celulares.
O atendimento
São feitas viagens fixas e eventuais. As fixas são aquelas em que a localização, destino e horário do compromisso são fixos no decorrer do mês ou ano. Nesses casos podem ser solicitadas a partir do primeiro dia útil do ano e são incluídas após análise e encaixe na programação dos veículos.
As eventuais são as de frequência esporádica, cujos destinos e horários são variados. Nesse caso, a solicitação dever ser feita com 48 horas de antecedência e confirmada no dia anterior à viagem, conforme critérios de prioridades: tratamento de saúde; educação especial e comum; trabalho; lazer e esporte, e outros motivos como supermercado, banco, igreja e outros.
Contato
As formas de contato continuarão as mesmas.
Caso ainda tenha dúvidas, pode ligar para a Central de Atendimento do Serviço especial Mão na Roda), pelo número 0800 038 7077.
O Transcol + Acessível é um novo conceito de atendimento às pessoas cadeirantes na Grande Vitória