Skip to main content

Motos e carros estão entre os meios de transporte mais perigosos. Os ônibus representam apenas 0,32% das mortes no trânsito.

O Brasil é o terceiro país do mundo com mais mortes no trânsito. Só perde para a Índia e China, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

São 34 mil mortes registradas por ano nas vias brasileiras. Motos e carros estão entre os meios de transporte mais perigosos. Já os ônibus são a opção mais segura. Basta ver os números.

Entre todos os modais, o ônibus é responsável por uma em cada 300 mortes, ou seja, 0,32% do total, o menor índice de mortes no trânsito. Além disso, os acidentes com esse meio de transporte são menos letais para os passageiros se comparados a outros tipos de veículos.

E já que estamos na Semana Nacional do Trânsito, aproveitamos para trazer os 5 motivos apontados por especialistas, que comprovam porquê o ônibus é o modal mais seguro. Confira!

1. Treinamentos constantes

Os motoristas das empresas de ônibus recebem treinamento constante e estão descansados para fazer as viagens, já que respeitam as horas obrigatórias de descanso exigidas pela Lei.

Dessa forma, capacitações sobre legislação de trânsito; direção defensiva; noções sobre o funcionamento dos veículos e relacionamento interpessoal, fazem parte da rotina de aprendizado desenvolvida pelas empresas de ônibus.

Com isso, o motorista pode proporcionar ao passageiro uma direção mais segura.

2. O motorista conhece a rota realizada

Além disso, os condutores de ônibus já conhecem a rota que será realizada. Afinal, o transporte coletivo opera durante todos os dias, com motoristas escalados para realizar sempre os mesmos trajetos.

Eles sabem os pontos de risco, as imperfeições da pista e os locais de maior movimento, isto é, estão preparados para dirigir de forma segura em todos esses locais. 

Já os motoristas não profissionais fazem a rota e se surpreendem com buracos na pista, estradas que aquaplanam na chuva, quebra-molas sem sinalização, etc.

3. Regulamentação rigorosa

Quando se trata de segurança, os ônibus ainda têm outra vantagem. As companhias seguem regulamentações rigorosas, o que contribui para que o coletivo seja um meio de transporte estatisticamente mais seguro.

Por exemplo, as empresas operadoras do Sistema Transcol precisam cumprir uma série de obrigações legais, como folha de pagamentos e gratuidades para idosos e estudantes, limites de velocidade, manutenção veicular, além de cumprir horários e itinerários. Sem contar os milhares de empregos gerados, todos com carteira assinada.

A finalidade é que os passageiros sejam transportados com segurança, pontualidade, higiene e conforto, garantindo uma viagem mais segura e tranquila. 

4. Baixa fatalidade

Os acidentes com ônibus também são menos letais para os passageiros se comparados a outros tipos de veículos. E nesse ponto, as motos lideram em número de mortes.

Segundo o Ministério da Saúde, as motos respondem por 36,37% de todas as mortes no trânsito, seguido do carro, com 20,73%. 

Além disso, 54% das vítimas graves de acidente de trânsito envolvem motociclistas, de acordo com dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET).

Já o ônibus é responsável por uma em cada 300 mortes, ou seja, 0,32% do total. Isso significa que eles são destaque em segurança pela baixa fatalidade, perto da quantidade de passageiros transportados diariamente por todo o Brasil.

A Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) traz um retrato dessa realidade, na publicação “Os Grandes Números da Mobilidade Urbana”, atualizada mensalmente.

Motos e carros estão entre os meios de transporte mais perigosos. Os ônibus representam apenas 0,32% das mortes no trânsito.
Publicação da NTU traz o cenário nacional das mortes no trâsito de acordo com o meio de transporte

5. Câmeras de segurança e crimes

Os ônibus do Sistema Transcol possuem câmeras de videomonitoramento, e mais de 50% deles possuem roletas altas que inibem a ação de bandidos.

Isso porque, as roletas duplas dificultam os pulos de catraca, evitando que criminosos adentrem os veículos para cometer crimes.

Além disso, quando ocorre alguma ocorrência policial dentro dos coletivos, as imagens captadas pelo equipamento de filmagem são encaminhadas para a polícia com o objetivo de contribuir para a elucidação dos mesmos, e prisão dos envolvidos.

Esses são cinco motivos que fazem do transporte coletivo a forma mais segura de se locomover pela Grande Vitória.

Ainda não ficou convencido? Temos, então, um sexto motivo para te ajudar a escolher o Transcol no seu dia a dia: as viagens estão sempre confirmadas!

Dessa forma, no ônibus, nosso cliente tem sempre a segurança de que a corrida será realizada, independente do trajeto, horário ou número de passageiros. 

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

Mais posts de Comunicação GVBus