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Todas as 30 vans previstas para serem entregues este ano já estão em operação. Mais moderno, confortável e eficiente, o serviço já trouxe resultados positivos, como a redução de meia hora no tempo das viagens.

As 30 novas vans adaptadas do Transcol + Acessível já estão nas ruas, substituindo os micro-ônibus, e trazendo mais conforto e autonomia para quem precisa. E o melhor: as viagens estão até 30 minutos mais rápidas do que antes!

Lançado em outubro do ano passado, o serviço substituiu o antigo Mão na Roda no atendimento e agendamento de viagens para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. No lugar dos 25 micro-ônibus, vans adaptadas, equipadas com ar-condicionado e wi-fi. Cada van tem capacidade para três cadeirantes e seus acompanhantes.

As primeiras 11 vans começaram a circular em março e, desde então, o restante foi sendo entregue aos poucos. Agora, com a frota completa, o serviço está 100% operante!

Todas as 30 vans previstas para serem entregues este ano já estão em operação. Mais moderno, confortável e eficiente, o serviço já trouxe resultados positivos, como a redução de meia hora no tempo das viagens.

Mais de mil atendimentos

 O Transcol + Acessível conta com 4.208 usuários cadastrados, isto é, aptos a solicitarem as viagens. Destes, 1.545 utilizaram o serviço, de 01 de janeiro de 2024, quando ainda era o Mão na Roda, até 21 de maio de 2025.

O Transcol + Acessível realizou 48.418 viagens de 31 de outubro do ano passado até o dia 21 de maio deste ano.

O embarque é feito por meio do CartãoGV. Todas as vans possuem sistema de bilhetagem eletrônica. No entanto, segundo o coordenador do serviço, Erick Costa de Azevedo, ainda assim, é preciso fazer um cadastro prévio para utilizar o serviço.

“Não existe limite de pessoas que podem ser cadastradas. Basta realizar o pré-cadastro no aplicativo Cidadania GV, aguardar a marcação da perícia e solicitar viagem após deferimento”, explica Erick.

O serviço cobre cinco municípios da Região Metropolitana (Vitória, Serra, Vila Velha, Cariacica e Viana).

Como funcionam os agendamentos?

O serviço foi pensado para se adaptar à real necessidade dos usuários, com critérios que organizam as viagens conforme o período da solicitação e a prioridade.

Assim, as viagens podem ser de dois tipos:

  • Fixas: para compromissos com dia, horário e local certos, como escola, trabalho ou tratamentos de saúde. Dá para agendar já no início do ano e, se encaixar na programação, pronto, é só embarcar.

     

  • Eventuais: são para aqueles compromissos que aparecem de vez em quando, como ir ao mercado, ao banco, à igreja ou a um jogo de futebol. Nesse caso, é preciso agendar com 48 horas de antecedência e confirmar no dia anterior.
Todas as 30 vans previstas para serem entregues este ano já estão em operação. Mais moderno, confortável e eficiente, o serviço já trouxe resultados positivos, como a redução de meia hora no tempo das viagens.

Com relação à 0rdem de prioridade nas viagens, são levados em conta a urgência e a importância de cada deslocamento: saúde, educação, trabalho, lazer e, depois, outras necessidades do dia a dia.

Havendo disponibilidade de veículos e compatibilidade entre rotas e prioridades, é possível atender às solicitações.

O Transcol + Acessível veio para facilitar a vida de quem mais precisa, oferecendo um transporte digno, confortável e com tecnologia embarcada. Com todas as vans já operando, fica ainda mais fácil garantir mobilidade com qualidade e respeito.

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

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